37°C
Few clouds

SP inicia festival ‘Soy Loco Por Ti Juquery”

O Complexo Hospitalar do Juquery realiza, a partir desta quarta-feira (15), o festival de artes chamado “Soy Loco por Ti Juquery”, que chega a sua 4ª edição neste ano.

A programação vai até 19 de setembro e conta com intervenções artísticas espalhadas na cidade de Franco da Rocha, ações no Museu de Arte Osório Cesar e no Complexo Hospitalar do Juquery.

Neste ano, as atrações acontecem de forma online e presencial, seguindo todas as medidas de prevenção da COVID-19. A edição reúne 13 atrações em diversos formatos. Na abertura do evento, acontece o “Pipaço”, onde crianças e funcionários do Juquery irão empinar 500 pipas roxas pela cidade.

Entre as várias iniciativas, o destaque é o “Terrapia: um charme da terra”, onde o artista Gilberto Junior pintará um mural com tintas coletadas do Parque Estadual Juquery, e também cinzas e carvão do incendido que ocorreu no local.

Outro destaque é a intervenção artística instalada no hospital e na praça da cidade, “Do Juquery para o mundo”. Essa mostra ocorrerá em árvores pelo município, sendo colocados em seus troncos camisetas brancas penduradas com letras estampadas. A proposta é transformá-las através da intervenção artística junto à população, que poderão co-criar com a artista na pintura das camisetas.

Também será exibido no festival o longa inédito “O Livro de Heydrich”, de Clêmie Blaud, no sábado (18), às 17h30, no Teatro de Arena Ubirajara Ferreira Braga – Bira, seguido de uma roda de conversa com a diretora do filme. A obra entrelaça documentário e ficção, num trabalho coletivo das equipes de saúde mental e de cinema.

Outra atividade que merece destaque é a “Conexão Franco-Coréia”. Nela, a artista sul-coreana Eun-hye Jung encontra os artistas francorrochenses Antonio Rosas Satílio, que passou pelo Juquery, e Nailton Silva Fernandes. O projeto consiste em desenhar pessoas de todo o mundo de forma virtual, e a artista propõe uma troca de experiências e debates. O encontro será transmitido ao vido pelo YouTube do festival (http://bit.ly/soyloconoyoutube).

O público também poderá vivenciar o festival dentro de suas casas com o “123 ponteiros”, realizado por Elilson, que entrará em contato com 123 moradores de Franco da Rocha. Os residentes contarão memórias, previsões e provisões sobre o Juquery, que serão desencadeadas a partir da frase “Estes ponteiros, como a vida, fluem, ainda que pareçam parados”, escritos em latim no relógio da Torre Central. Após as conversas, cada morador participante irá receber em sua casa, via Correios, um envelope com cartão contendo a frase, um texto impresso e instruções de ações a serem partilhadas com a população durante o festival.

A programação se encerra no domingo (19), às 15h30, com o “Cortejo Canta Liberdade”, que representa a memória, a força e a luta de vidas negras que habitaram o Juquery. A Associação Cultural do Véio Griô e Grupo de Capoeira Yorubá irão comandar o cortejo, que se iniciará no Teatro de Arena Ubirajara Ferreira Braga – Bira, atrás do MAOC. O final do percurso será com uma Roda de Capoeira e de Vivências com os participantes compartilhando lembranças do Complexo.

Além de todas as intervenções artísticas, a programação inclui o 3º Seminário Cultura e Saúde, de 15 a 17 de setembro, que acontece de forma online e presencial, reunindo palestras sobre o inicio da arte no Juquery, saúde, processos museológicos e curatoriais, além dos desafios dos museus em meio à pandemia da Covid-19. A transmissão ocorre no canal oficial do festival no YouTube.

O “Soy Loco Por ti” é uma realização do Complexo Hospitalar do Juquery, Prefeitura de Franco da Rocha, Museu de Arte Osório César e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Idealização e produção da Trapézio Produções Culturais, com projeto aprovado via Proac (Programa de Ação Cultural) de SP.

Serviço: 4º Soy Loco Por Ti Juquery

De 15 a 19 de setembro: intervenções artísticas pela cidade de Franco da Rocha

Facebook: www.facebook.com/soylocoportijuquery

Instagram: www.instagram.com/soylocoportijuquery

Site: www.soylocoportijuquery.com

Programação completa: www.soylocoportijuquery.com/

O post SP inicia festival ‘Soy Loco Por Ti Juquery” apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp