Várias ruas de cidade do Brasil e em Goiás ficaram coloridas nesta quinta-feira,20, em comemoração ao Dia de Corpus Christi. A data celebra o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Muitos fiéis soltaram a criatividade e utilizara vários tipos de materiais para levar a mensagem de fé.
A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.
Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.
A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.
Origem do Corpus Christi
A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264.
A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.
1ª Foto: Jhonatas Fabrício/Rede Amazônica Acre
2ª Foto: Marcos Moreira
3ª Foto: Foto: Marcos Landim/RPC
Foto destaque: Júlio César Alves/Arquivo Pessoal