20°C
Few clouds

Tapetes em comemoração à Corpus Christi colorem as ruas de várias cidades

Várias ruas de cidade do Brasil e em Goiás ficaram coloridas nesta quinta-feira,20, em comemoração ao Dia de Corpus Christi. A data celebra o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Muitos fiéis soltaram a criatividade e utilizara vários tipos de materiais para levar a mensagem de fé.

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

Origem do Corpus Christi

A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

 

1ª Foto: Jhonatas Fabrício/Rede Amazônica Acre

2ª Foto: Marcos Moreira

3ª Foto: Foto: Marcos Landim/RPC

Foto destaque: Júlio César Alves/Arquivo Pessoal

 

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp