11°C
Clear sky

Theatro São Pedro tem programação intensa e diversificada no mês de julho

O Theatro São Pedro, instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura, apresenta programação intensa no mês de julho que contempla concertos da Orquestra do Theatro São Pedro, da Orquestra Jovem do Estado, a continuação da programação da série de música de câmara Além da Canção, além de recitais. Programação homenageia os 100 anos de Astor Piazzolla e os 20 anos da Orquestra Tom Jobim.

O espetáculo Além da Canção: Pauline, uma biografia musical abre a programação do mês no domingo, dia 04, às 17h. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5 (meia).

O programa foi idealizado a partir da biografia da compositora, cantora e pianista Pauline Viardot. Por meio do repertório, que inclui canções e árias de ópera, pretende-se criar um percurso biográfico musical, evidenciando as relações e a influência dessa importante mulher na história da música europeia

Além de composições de Pauline Viardot, o repertório apresenta obras de Rossini, Saint-SaënsGounod e Chopin. O concerto conta com direção musical de Ricardo Ballestero, direção cênica e iluminação de Alini Santini, e participação da mezzo-soprano Luciana Bueno.

Ainda no mês de julho, dia 25, o Theatro São Pedro apresenta Além da Canção: Reais e Imaginárias. O programa traz um repertório que busca afinidades e rupturas na relação entre canções e poemas. O espetáculo conta com a participação da soprano Manuela Freua e do Quarteto de Cordas da Orquestra do Theatro São Pedro e apresenta um programa que abrange compositoras e compositores como Tatiana Catanzaro, Heitor Villa-Lobos, Björk e Fauré.

Os espetáculos serão transmitidos ao vivo pelo canal de YouTube do Theatro (youtube.com/TheatroSaoPedroTSP).

ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO

A Orquestra do Theatro São Pedro recebe o maestro e pianista norte-americano Ira Levin que irá reger e solar nos concertos dos dias 17 e 18 de julho. No repertório, Concerto para Piano n.17 em Sol maiorKV. 453, de Wolfgang Amadeus Mozart e O Burguês FidalgoOp. 60, de Richard Strauss.

No final do mês, dia 31, musicistas da Orquestra do Theatro São Pedro, em diferentes formações de câmara, apresentam o programa Danças que traz peças dos compositores Ernani Aguiar, Enrique Crespo, Claude Debussy   e uma composição do músico da Orquestra, Carlos dos Santos. Os espetáculos serão transmitidos ao vivo pelo canal de YouTube (youtube.com/TheatroSaoPedroTSP).

ORQUESTRA JOVEM DO ESTADO

A Orquestra Jovem do Estado apresenta no mês de julho dois programas no Theatro São Pedro. No dia 16, sexta, às 20h, o grupo faz concerto sob a regência de Lucas Araújo e interpreta duas peças de Felix Mendelssohn, Sonho de uma noite de verão, Abertura, Op.21 e Mar Calmo e Próspera Viagem, Abertura, Op. 27. Para encerrar, Sinfonia nº 5, de Franz Schubert.

E para homenagear os 100 anos de Astor Piazzollla, a Orquestra Jovem do Estado sobe ao palco do Theatro São Pedro, no dia seguinte, sábado, 17, sob o comando da maestrina Ana Beatriz Valente. O concerto conta com a participação especial de Tohinho Ferragutti (acordeon) e Chystian Dozza (violão). O grupo interpreta Concerto duplo para orquestra de cordas, bandoneon e violão, de PiazzollaAlém de composições de   Alberto Ginastera e Lorenzo Maiani.

Os concertos serão transmitidos ao vivo pelo canal de Youtube da EMESP Tom Jobim (www.youtube.com/tjemesp).

RECITAIS

A programação de julho traz também dois recitais com o pianista norte-americano Ira Levin.  No dia 10 de julho, sábado, às 20h, Ira Levin sobe ao palco do Theatro São Pedro para interpretar peças de Bach e Brahms. Já no dia 11, de julho, domingo, às 17h, o repertório é formado por peças de Debussy, César Frank e Richard Wagner.

ORQUESTRA JOVEM TOM JOBIM | 20 ANOS  

O Theatro São Pedro será palco ainda das comemorações de 20 anos da Orquestra Jovem Tom Jobim. Para a ocasião, o grupo escolheu um repertório dedicado ao seu patrono com obras pouco habituais compostas pela família Jobim, como Sue Ann e Mantiqueira Range, além de clássicos como Ligia e Água de Beber.  As apresentações, que acontecem nos dias 9 e 11 de julho, contam com a regência de Tiago Costa e Nelson Ayres e participação especial de Roberto Sion. O concerto do domingo, dia 11, terá transmissão ao vivo pelo canal de YouTube da EMESP Tom Jobim (www.youtube.com/tjemesp).

NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA

O Theatro São Pedro recebe ainda a programação dos grupos do Núcleo de Desenvolvimento de Carreira (NDC) da EMESP Tom Jobim. Com repertórios que contemplam diversos estilos e diferentes formações, os grupos levam ao palco todo o conhecimento adquirido durante o programa de desenvolvimento de carreira dos jovens músicos proposto pela EMESP Tom Jobim. 

No dia 18, é a vez dos grupos Quinteto Metais Paulista e do Trio Café. Já no dia 31, acontecem a apresentações dos grupos Tr3sbones, Matheus Ferreira Quinteto, Trio Girassol e Quarteto Benedictus.

BILHETERIA

Não haverá venda de ingressos na bilheteria do Theatro São PedroOs ingressos para todos os espetáculos devem ser adquiridos exclusivamente pelo site https://theatrosaopedro.byinti.com/

 

O post Theatro São Pedro tem programação intensa e diversificada no mês de julho apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp