22°C
Scattered clouds

Trajetória de vida de Maha Mamo é tema de live do Museu da Imigração

O cronograma de atividades do Museu da Imigração – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – contará, na primeira quinzena de setembro, com nova série no Blog do CPPR, mediações de leitura, live e produção especial no Projeto RAIZ. As ações do período acontecerão presencialmente e em ambiente digital.

A partir do dia 08 (quarta-feira), o Blog do CPPR passará a contar com uma nova série temática, no lugar de “Mulheres e Migração”, iniciada em janeiro. A proposta “O que é o Brasileiro?” iniciará a exploração dessa questão, que será um dos temas norteadores dos trabalhos de pesquisa no MI em 2022, ocasião do bicentenário da Proclamação da Independência.

A data levanta diferentes reflexões acerca da formação do Estado brasileiro e da conformação de uma ideia de nação. Assim, é um momento oportuno para debater as reverberações dos processos históricos pelos quais passamos e como nos relacionamos com eles ainda hoje. Os artigos, desenvolvidos pelos pesquisadores, serão publicados quinzenalmente.

Já nos dias 11, 18, 19, 25 e 26, os pequenos e adultos terão a oportunidade de acompanhar leituras de livros, às 11h e 15h. No jardim, a mediadora do espaço “Semear Leitores”, Gabrielli Chagas, apresentará: Vovô é um super-herói, de Fernando Aguzzoli; Eloisa e os bichos, de Jairo Buitrago; A árvore generosa, de Shel Silverstein; Elmer, o elefante xadrez, de David McKee; Sinto o que sinto, de Lázaro Ramos; O mundo no Black Power de Tayó, de Kiusam de Oliveira; Um dia, um rio, de Leo Cunha, e Chapeuzinho e o leão faminto, de Alex T. Smith.

A história de Maha Mamo, nascida em Beirute e apátrida por 30 anos – até conseguir a cidadania brasileira –, será o foco de uma live no dia 14 (terça-feira), às 17h, no Instagram. A conversa com o pesquisador da instituição, Thiago Haruo, será pautada na luta por direitos, sonhos e desafios, vivenciada por ela até os dias atuais.

A transmissão ao vivo marcará o lançamento de uma produção especial da personagem, disponível no Projeto RAIZ a partir do dia 15 (quarta-feira), seguindo o horário de funcionamento do Museu. Inaugurada em maio, a iniciativa já conta com materiais do historiador e escritor, Leandro Karnal, e do cantor e compositor Emicida.

O post Trajetória de vida de Maha Mamo é tema de live do Museu da Imigração apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp