31°C
Overcast clouds

TRE sorteia hoje urnas a serem auditadas

A auditoria é aberta ao público e conta com os mesmos procedimentos utilizados nas eleições oficiais

      Serão sorteadas neste sábado, dia 14, entre 9 e 12 horas, as urnas a serem auditadas pela Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica. O sorteio será realizado nas dependências do Tribunal Pleno da sede do Tribunal Regional Eleitoral.

    Na ocasião, serão sorteadas seis seções eleitorais, sendo que as três primeiras urnas sorteadas serão submetidas à auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas sob condições normais de uso, na sede do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal no Estado de Goiás – SINJUFEGO, situado nesta capital na Rua 115, qd F-36, Lt 86, nº 662, Setor Sul, e as outras três à auditoria mediante verificação da autenticidade e integralidade dos sistemas, a ser realizada no local de votação da seção sorteada, que ocorrerá às 6 horas nos dias 15 e 29 de novembro.

    A auditoria é aberta ao público e conta com os mesmos procedimentos utilizados nas eleições oficiais, incluindo a emissão da zerésima, para demonstrar que inicialmente nenhum candidato possui votos, bem como emissão do boletim de urna. O procedimento é acompanhado por uma outra auditoria externa, para verificação e comprovação da autenticidade do procedimento.

Como funciona o procedimento da auditoria?

   Após o sorteio de hoje integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, vão preencher cédulas de votação de papel, como se estivessem votando nos candidatos oficiais desta eleição.

      Após o preenchimento das cédulas de papel serão os votos depositados em urnas de lona, que serão lacradas e encaminhadas ao local da Auditoria da Votação Eletrônica e lá ficarão em ambiente protegido por vigilância até o horário do início da votação do dia seguinte.

No domingo (15/11), as urnas eletrônicas serão abertas por servidores da Justiça Eleitoral e os votos que foram preenchidos nas cédulas de papel serão inseridos (digitados) nas urnas eletrônicas sorteadas.

   Esse procedimento é realizado no mesmo horário de votação das eleições, nesse ano, será das 7h às 17h. Todo o período é filmado e devidamente registrado para fins de conferências posteriores.

    Após as 17h, os votos serão totalizados e conferidos. O objetivo é demonstrar que o resultado obtido pela apuração do voto de papel é idêntico ao resultado da apuração do voto eletrônico.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp