18°C
Clear sky

TSE possui página para consultas à jurisprudência da Corte Eleitoral

Advogados e cidadãos podem consultar página especial do Portal do TSE

Quem acompanha os julgamentos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) costuma ouvir os ministros falarem que, para votar, seguiram a jurisprudência da Corte Eleitoral ou que o voto vai ao encontro da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), por exemplo. Nesse contexto, a jurisprudência tem cada vez mais relevância na Justiça, seja ela eleitoral ou não.

A palavra, que deriva do latim, justo (jus) + prudência (prudentia), significa o conjunto de decisões, interpretações e aplicações das leis pelos tribunais. De forma resumida, representa o resultado de um conjunto de decisões judiciais de uma mesma matéria em determinado sentido, facilitando novos julgamentos sobre o mesmo tema. Tais decisões são proferidas pelos tribunais, normalmente as instâncias superiores.

Para auxiliar advogados e o cidadão em geral, o TSE mantém uma página específica para consultas à jurisprudência no Portal do Tribunal. Por intermédio da pesquisa é possível localizar as decisões da Corte Eleitoral. Tais consultas podem auxiliar a atuação de advogados, afinal, para uma boa atuação, o profissional precisa se manter atualizado sobre as decisões mais recentes dos tribunais superiores.

Formas de consulta

Veja mais

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp