29°C
Scattered clouds

USP está entre as 0,6% melhores universidades do mundo, segundo ranking internacional

A USP está entre as 0,6% melhores universidades do mundo, segundo a edição deste ano do ranking elaborado pelo Center for World University Rankings (CWUR), consultoria dos Emirados Árabes, que avaliou 19.788 instituições.

A USP foi classificada na 105ª posição, duas a menos do que o ano passado, e continua sendo a instituição mais bem classificada da Ibero-América. As cinco primeiras posições são ocupadas pela Universidade de Harvard (1º lugar), Instituto de Tecnologia de Massachusetts (2º), Universidade de Stanford (3º), Universidade de Cambridge (4º) e Universidade de Oxford (5º).

Entre as brasileiras, depois da USP, as mais bem colocadas são a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 347ª posição, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 360ª, e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), em 421º lugar.

“Estarmos entre o seleto grupo das 0,6% melhores universidades do mundo representa o reconhecimento de nossos esforços institucionais e nos possibilita importante visibilidade social e entre nossos pares nacionais e internacionais, estimulando o intercâmbio acadêmico em todos os níveis”, destaca o reitor da USP, Vahan Agopyan.

Elaborado desde 2012, o ranking avalia as instituições do mundo considerando quatro indicadores: a qualidade da educação, medida pelo número de ex-alunos que ganharam grandes distinções acadêmicas em relação ao tamanho da universidade (25%); empregabilidade de ex-alunos (25%); qualidade do corpo docente (10%) e o desempenho da pesquisa desenvolvida (40%).

Nesses quesitos, a USP obteve a melhor pontuação nos itens referentes ao desempenho na pesquisa, ficando na 85ª classificação, seguido pelo prestígio do corpo docente, em que a Universidade ficou na 131ª posição.

O post USP está entre as 0,6% melhores universidades do mundo, segundo ranking internacional apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp