Goiânia disponibiliza cinco Ecopontos para descarte de pneus no combate à dengue

Date:

Share post:

Administrados pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), espaços, além de pneus, recebem também materiais como sobras de construção civil em reformas domésticas, móveis e eletrodomésticos inservíveis

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização (Comurg), em parceria com a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), disponibiliza cinco Ecopontos para o descarte seguro de resíduos na Capital. Esses locais recebem materiais diversos, desde sobras de construção civil até móveis antigos e também pneus em pequenas quantidades, e se tornaram importantes aliados no combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite doenças como dengue, zika e chikungunya.

“Diariamente, a Comurg recebe denúncias de cidadãos que testemunham o descarte inadequado de pneus em locais impróprios. Por isso, é importante que todos conheçam a facilidade de descartar esses itens nos Ecopontos”, ressalta o presidente da Companhia, Alisson Borges, lembrando que a multa para quem for pego descartando pneus de forma irregular varia de R$ 5 mil a R$ 50 milhões, e o infrator tem seu veículo usado no ato apreendido pela fiscalização.

Já os grandes geradores desse tipo de resíduo devem seguir a legislação referente à logística reversa da respectiva cadeia produtiva. Os Ecopontos estão estrategicamente localizados nos bairros Jardim Guanabara II, Setor Faiçalville, Jardim São José, Residencial Campos Dourados e Parque Eldorado Oeste. O horário de funcionamento é das 7h às 22h, todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos, sem a necessidade de agendamento prévio.

Conforme dados da Comurg, houve um aumento expressivo de descarte irregular de lixo em Goiânia, que ultrapassou a média mensal de 50 mil toneladas para mais de 74 mil toneladas. Esse cenário tem demandado uma ação mais efetiva por parte da Prefeitura para combater o problema que afeta diretamente a qualidade de vida da população.

“Diante da situação, a Comurg intensificou o monitoramento nos pontos críticos da cidade, mapeando 30 novos locais onde o descarte clandestino tem sido frequente, saindo de 125 pontos para 155”, pontua Alisson Borges.

Confira abaixo os endereços dos Ecopontos:
– Jardim Guanabara II: Rua GB-5 com Rua GB-6; – Setor Faiçalville: Avenida Nadra Bufaiçal com Avenida Madri APM
– Jardim São José: Rua Frei Nazareno Confaloni com Rua Irmã Maria Bernarda
– Residencial Campos Dourados: Rua São João Del Rei APM 07
– Parque Eldorado Oeste: Rua elo 43, APM 10, Setor Eldorado Oeste. Funcionamento: das 7h às 22h

Fotos: Luciano Magalhães

spot_img

Notícias relacionados

Ao lado de Caiado, Daniel, Gustavo e Sandro, prefeito Vilmar se filia ao União Brasil

­Vilmar une base do governador em Aparecida e vai disputar reeleição com apoio de UB, MDB e quase...

Prefeitura de Aparecida inaugura moderna central semafórica nesta terça-feira

Espaço contará com monitoramento em tempo real dos semáforos da cidade, além de integração com aplicativo Waze que...

Prefeito Vilmar assina ordem de serviço para construção de nova Casa de acolhimento para crianças em Aparecida

Espaço irá garantir a segurança de integralidade de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou risco de violência O...

Vacinação contra a gripe segue em 38 postos de Aparecida de Goiânia

Idosos, gestantes, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com deficiência ou comorbidades, trabalhadores da...