Mulher trans celebra ocupação de espaço na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas

Date:

Share post:

Palavras como medo, violência e preconceito permeiam a existência de pessoas trans em todas as partes do mundo, mas, aos poucos, essa realidade está sendo transformada, dando lugar a palavras como resistência e orgulho. Amanda Souto Baliza, de 33 anos, é um exemplo de inclusão das mulheres trans na sociedade e, hoje, busca retribuir à cidade todas as oportunidades que teve em Goiânia.

“Sou natural Estrela do Norte, interior de Goiás, mas também sou cidadã goianiense e tenho muito orgulho de poder fazer parte da história dessa cidade que amo tanto”, diz Amanda, que é graduada em Direito com especialização em Direito da Saúde e possui atuação intensa na pauta de direito antidiscriminatório com foco na população LGBTI+.

Para a servidora que exerce o cargo de gerente de Promoção Social, Cultural e de Saúde da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), quando se fala sobre a ocupação de espaços de tomada de decisão, a inclusão de pessoas trans é importante em razão de duas razões.

“A primeira delas porque inspiramos outas pessoas como nós, a aspirarem cada vez voos mais altos, a buscarem seus sonhos. E a segunda porque trazemos uma perspectiva que muitas vezes era antes ignorada, quando um ambiente tem visões diversas, encontram-se soluções diversas”, defende Amanda.

Melhoria de vida
Quando recebeu o convite para a gerência, Amanda decidiu que queria trabalhar pela implementação de programas que pudessem tornar a vida da população LGBTI+ goianiense mais confortável e segura.

“Estamos buscando a criação de programas que vão atender a população de maneira perene, programas que poderão beneficiar as gerações atuais e futuras”, garante. “Eu quero retribuir à cidade todas as oportunidades que eu tive”, conclui a servidora, que inspira a todos com o seu exemplo e deixa o seu nome marcado na história da Prefeitura de Goiânia.

Fotos: Arquivo pessoal

spot_img

Notícias relacionados

Ao lado de Caiado, Daniel, Gustavo e Sandro, prefeito Vilmar se filia ao União Brasil

­Vilmar une base do governador em Aparecida e vai disputar reeleição com apoio de UB, MDB e quase...

Prefeitura de Aparecida inaugura moderna central semafórica nesta terça-feira

Espaço contará com monitoramento em tempo real dos semáforos da cidade, além de integração com aplicativo Waze que...

Prefeito Vilmar assina ordem de serviço para construção de nova Casa de acolhimento para crianças em Aparecida

Espaço irá garantir a segurança de integralidade de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou risco de violência O...

Vacinação contra a gripe segue em 38 postos de Aparecida de Goiânia

Idosos, gestantes, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com deficiência ou comorbidades, trabalhadores da...