Mulher trans celebra ocupação de espaço na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas

Date:

Share post:

Palavras como medo, violência e preconceito permeiam a existência de pessoas trans em todas as partes do mundo, mas, aos poucos, essa realidade está sendo transformada, dando lugar a palavras como resistência e orgulho. Amanda Souto Baliza, de 33 anos, é um exemplo de inclusão das mulheres trans na sociedade e, hoje, busca retribuir à cidade todas as oportunidades que teve em Goiânia.

“Sou natural Estrela do Norte, interior de Goiás, mas também sou cidadã goianiense e tenho muito orgulho de poder fazer parte da história dessa cidade que amo tanto”, diz Amanda, que é graduada em Direito com especialização em Direito da Saúde e possui atuação intensa na pauta de direito antidiscriminatório com foco na população LGBTI+.

Para a servidora que exerce o cargo de gerente de Promoção Social, Cultural e de Saúde da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), quando se fala sobre a ocupação de espaços de tomada de decisão, a inclusão de pessoas trans é importante em razão de duas razões.

“A primeira delas porque inspiramos outas pessoas como nós, a aspirarem cada vez voos mais altos, a buscarem seus sonhos. E a segunda porque trazemos uma perspectiva que muitas vezes era antes ignorada, quando um ambiente tem visões diversas, encontram-se soluções diversas”, defende Amanda.

Melhoria de vida
Quando recebeu o convite para a gerência, Amanda decidiu que queria trabalhar pela implementação de programas que pudessem tornar a vida da população LGBTI+ goianiense mais confortável e segura.

“Estamos buscando a criação de programas que vão atender a população de maneira perene, programas que poderão beneficiar as gerações atuais e futuras”, garante. “Eu quero retribuir à cidade todas as oportunidades que eu tive”, conclui a servidora, que inspira a todos com o seu exemplo e deixa o seu nome marcado na história da Prefeitura de Goiânia.

Fotos: Arquivo pessoal

spot_img

Notícias relacionados

Coligação do Professor Alcides prega transparência e promove palestra sobre ‘Atualização da Legislação Eleitoral’

Corpo jurídico da aliança faz orientações a pré-candidatos a vereador em Aparecida de Goiânia para pleito deste ano,...

”Ninguém quer morar em cidade encardida”, diz Professor Alcides ao ressaltar necessidade de zeladoria

Pré-candidato prega necessidade de serviços de limpeza urbana, paisagismo, poda de árvores e sinalização adequada para garantir que...

Coordenador de marketing do Professor Alcides, Marcelo Vitorino diz que “as pessoas acham que perderam algo, a cidade está feia”

“Eu não sinto que para Aparecida o que está faltando é ideologia. Eu sinto que para a cidade...

Ao lado de Caiado, Daniel, Gustavo e Sandro, prefeito Vilmar se filia ao União Brasil

­Vilmar une base do governador em Aparecida e vai disputar reeleição com apoio de UB, MDB e quase...